
Certificação por Competência


O que é certificação por competencia?
Certificação por competência é um sistema de avaliação que permite a profissionais que já atuam no mercado de trabalho serem reconhecidos, desde que atinjam as qualificações de acordo com um parâmetro estabelecido. Neste caso o solicitante pode, através de uma prova, obter uma certificação do nível de qualificação alcançado atestado por notório saber. No Brasil as normas que tratam da formação por competência são os dispositivos do Art. 41 da Lei Nº 9.394/1996, o Parecer CNE/CEB 16/199 e Parecer CNE/CEB 40/2004.
Quem pode fazer a certificação por competência?
Trabalhadores, com certificado de nível médio, com experiência mínima de dois anos em uma determinada área a qual pretende submeter a aquisição de um certificado de nível técnico. Experiência comprovada através de carteira de trabalho ou declaração da empresa
Vantagens de obter um certificado Técnico:
Ao possuir um certificado de curso técnico o profissional tem:
-
Mais oportunidades de emprego,
-
Melhor remuneração
-
O processo proposto pelo NEPAM é
-
Amparado pela Lei Federal 9.394
-
Reconhecido pelo MEC/SISTEC
-
Processo na modalidade presencial ou on-line
-
Rápido, feito em uma semana
Você pode solicitar para os cursos:
-
Técnico em Eletrotécnica
-
Técnico em Enfermagem
-
Técnico em Meio Ambiente
-
Técnico em Mecânica Industrial
-
Técnico em Segurança do Trabalho
O CFT Reconhece?
o CFT é o órgão que regulamenta todas as profissões exercidas por técnicos e técnicas (com algumas exceções). Ele foi criado em 2018 após muitos anos de luta dos técnicos, que queriam se desvincular do Crea, voltado a engenheiros e agrônomos. Por consequência, a base legal da criação do CFT são as leis: 5.524/68, 13.639/18 e ainda o decreto 90.922/85. Portanto, se você tem um diploma técnico é imprescindível registrar-se profissionalmente no CRT ou CFT para poder trabalhar tranquilamente.
Basicamente, a principal exigência do CFT para realizar o registro profissional é a apresentação do diploma técnico. Sendo assim, muitos profissionais que trabalham como técnicos, mas não têm diploma, não conseguem se regularizar na profissão. Como consequência, acabam ganhando menos que seus amigos e tendo menos chances de evoluir profissionalmente. Por conta disso, o mais recomendado é obter o diploma técnico para ficar dentro da lei e poder crescer profissionalmente. Nesse sentido, a Certificação por Competência é um caminho.
Base legal:
A Certificação por Competência é amparada pela Lei Federal 9.394/96 art. 41 e atualizada pela Lei Federal 11.741/2008. Portanto, a lei reconhece o diploma em todo o território nacional e nas empresas e indústrias.
Para concluir, o CFT aceita diploma técnico por competência para efetuar o registro do trabalhador. Sendo assim, o registro pode lhe abrir portas no mercado de trabalho para um novo emprego ou uma promoção.
Etapas do processo:
Análise documental de comprovação profissional
Avaliação
Matrícula
Certificação
1°
2°
3°
Para o aluno obter a aprovação ante o processo avaliativo, O processo de avaliação incluirá instrumentos variados como: provas, trabalhos extracurriculares, relatórios, atividades práticas, que servirão de base para obtenção da média das pontuações recebidas pelo aluno. Sendo que a média das notas ou o resultado final das notas, deve ser igual ou superior a nota 7,0 (sete) para que o aluno seja considerado aprovado.
O candidato apresenta um documento de comprovação profissional (carteira de trabalho e declaração das atividades realizadas), no qual precisará ter pelo menos dois anos de experiência na área.
Após o processo, o histórico e certificado é entregue ao profissional. Lembrando que o certificado tem validade em todo o Brasil e é reconhecido pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais - CFT.
Solicite a análise gratuitamente